Todos os móveis produzidos pela Esteves e Silva para ambientes residenciais possuem 5 anos de garantia contra vício ou defeito de fabricação, contada da data de instalação.

Ambientes comerciais possuem o mesmo prazo de garantia de móveis executados para residências. Sua Loja, Comércio, Escritório e qualquer ambiente comercial recebe a mesma atenção de ambientes residenciais. Pedimos aos clientes para agendarem a revisão de 1 (um), 2 (dois), 3(três), 4(quatro) e 5(cinco) anos com antecedência. Estão sujeitos a perda da garantia, clientes que não agendarem revisões conforme previsto pela Marcenaria. As revisões agendadas com atencedência e solicitadas dentro do período da garantia não geram cobranças adicionais. As chamadas para consertos dentro do prazo de garantia, cujo diagnóstico seja caracterizado por mau uso ou uso incorreto de qualquer móvel instalado por nossa Marcenaria, estará sujeito a cobrança de taxa de visita (custo vigente da época)​Os itens como dobradiças, corrediças, ou qualquer acessório possuem garantia de no mínimo 90 dias (previsto por lei) + a garantia adicional oferecida pela Marcenaria Esteves e Silva, conforme o manual de uso e garantia.

Garantia não cobre:

Z

Desgaste normal das ferragens decorrente de uso (após 1 ano)

Z

Agentes externos como: água, raios solares ou luz fluorescente, maresia, ferrugem, incêndio, cupins e pragas em geral;

Z

Uso inadequado, descolamento por aquecimento excessivo, falta de cuidados ou ainda utilização inadequada ou não recomendada de produtos de limpeza;

Z

Instalação de acessórios nos móveis realizadas por agentes externos, que não sejam funcionários da marcenaria;

Z

Desgaste normal de ferragens e ou estrutura no caso de não executado vistorias agendadas de 1 (um), 2 (dois) e 3(três), 4 (quatro) e 5 (cinco) anos, após a fabricação.

Dúvidas Frequentes

Qual a diferença entre MDF e MDP?

A principal diferença entre MDP e o MDF é que no painel de MDP são utilizadas partículas de madeira em camadas, ficando as mais finas na superfície e as mais delgadas no miolo, o MDP é indicado para partes internas de móveis e móveis de cantos retos, que não podem ter rebaixos ou rasgos em seu topo.

Já no MDF, por sua vez, aglutinam-se fibras de madeira de pinus, que formam um miolo mais sólido, porém, ambos são classificados como Painéis de Madeira de Média Densidade.

O MDF por ser mais sólido, pode sofrer trabalhos em seu topo sem comprometer sua composição estrutural.​Observando este detalhe, nossa Marcenaria utiliza apenas o MDF em todos os móveis produzidos.

Como deve ser feita limpeza do MDF?

Para fazer a limpeza correta do MDF existe algumas maneiras de seguir sem estraga-lo, separamos aqui algumas dessas maneiras para você longa durabilidade no seu móvel.

1 – Gordura de mão, pó, produtos gordurosos (margarina, manteiga, óleos etc).

Limpeza
Utilizar pano limpo (algodão) umedecido e torcido com detergente neutro, secando logo em seguida.

​2 – Tinta de caneta esferográfica, pincel atômico e pincel mágico.

Limpeza
Pano limpo(algodão) umedecido com álcool 92,8º INPM para remoção da tinta e logo após, passar pano umedecido em água, secando logo em seguida.

3 – Graxa de sapato, graxa mineral, manchas de cola de adesivos e etiquetas.

Limpeza
Pano limpo umedecido em aguarrás e logo após, passar pano umedecido em água e detergente neutro, secando logo em seguida.

4 – Esmalte de unha seco ou úmido.​

Limpeza
Aplicar removedor de esmalte específico (acetona) remover o resíduo e aplicar em seguida, pano úmido em água, secando logo em seguida.

5 – ​​Caneta marca texto.

Limpeza
Pano limpo umedecido em água, secando logo em seguida.

6 – Cola de contato.

Limpeza
Pano limpo umedecido em aguarrás. Logo após passar pano úmido com detergente neutro, secando logo em seguida.

7 – Cola branca (PVA).

Limpeza
Se estiver ainda líquida, passar pano úmido com água e detergente neutro. Se estiver seca, umedecer o local com álcool 92,8º INPM, deixar amolecer e fazer a limpeza final com pano úmido e detergente neutro. Pode-se empregar acetona caso o resíduo
apresentar maior dificuldade de remoção.

8 – Manchas de mofo (bolor).

Limpeza
Passar pano limpo(algodão) umedecido em solução
de água limpa (1 litro) e água sanitária(50ml), secando logo em seguida.

9 – Baton, café, chá, mostarda, catchup.

Limpeza
Pingar gotas de detergente neutro sobre a mancha. Limpar em seguida com pano limpo.

O que posso fazer para não perder a garantia?

1. Verifique periodicamente se as suas instalações hidráulicas não possuem vazamentos.

2. Eduque seu(sua) empregado(a) doméstico(a) e instrua como ele deve-se manusear os móveis em sua residência.

3. Não sobrecarregue as prateleiras com peso excessivo.

4. Não abra e feche portas e gavetas de armários de qualquer móvel com força e violência.

5. Ao perceber que algo no móvel não está funcionando como deveria, informe imediatamente nossa Marcenaria, evite que alguma pessoa faça manutenção ou realize qualquer operação em nossos móveis.

Pelo menos duas vezes ao ano realize a desinsetização em sua residência ou seu ambiente de trabalho, impedindo que pragas em geral venham se instalar nos móveis.

Como deve ser feita a limpeza interna?

A limpeza interna deve ser realizada periodicamente, pode ser semanal ou mensal. A importância de realizar a limpeza interna nos móveis é a garantia de que todo conteúdo armazenado dentro fique totalmente livre de qualquer sujeira e qualquer tipo de contaminação.

Esta limpeza pode ser realizada com pano seco para retirada do pó, para sujeiras mais pesadas podemos utilizar pano levemente umedecido em água com sabão ou uma mistura de partes iguais de álcool e água .

Se a sujeira persistir em não sair da superfície, a limpeza poderá ser realizada com aguarrás ou thinner, porém este procedimento deverá ser feito por um funcionário de nossa Marcenaria.

Lembrando que manchas causadas por ferrugem e exposição frequente ao sol não são garantidas que serão removidas, mesmo que aplicados os procedimentos específicos para as superfícies descritas.

Quais cuidados devo ter para móveis sob-medida?

1. Os raios solares não devem atingir diretamente os móveis, pois podem alterar as suas características e a cor original, devendo ser evitados através de vidros escurecidos, películas e cortinas. Ao manusear objetos para a limpeza, levante e não arraste, pois pode causar riscos no revestimento dos móveis.

2. Não coloque peso excessivo sobre os móveis e nunca se apoie sobre as portas, pois poderá quebrá-las ou deslocá-las.

3. Não se apoie sobre as gavetas. Deve-se ter atenção com as crianças, que utilizam as gavetas abertas como “escadas” para subirem nos balcões.

4. Não estenda toalhas úmidas ou molhadas sobre as portas dos móveis, ao longo do tempo, a umidade poderá causar danos permanentes.

5. Não apoie panelas, fôrmas, assadeiras quentes sobre os tampos. Isto pode causar danos aos mesmos. Sempre utilize apoios para colocar objetos quentes sobre os tampos.

6. Não corte alimentos diretamente sobre os balcões, os instrumentos de corte poderão danificar o acabamento dos produtos. Sempre utilize apoios para proteção.

7. Não utilize estiletes e outros objetos com lâminas ou pontiagudos para fazer cortes sobre os tampos. O revestimento pode ser riscado e danificado permanentemente.

8. Evite o contato de tinta (canetas em geral) nos revestimentos dos armários e tampos, pois podem causar manchas. Utilize portas-caneta e anteparos para guardar estes materiais.

9. Sempre mantenha os móveis livres de umidade. Utilize vedantes de silicone para vedar a junção dos tampos e revestimento das paredes. Verifique as instalações hidráulicas periodicamente, para evitar vazamentos.

10. Atenção ao escolher os produtos de limpeza, sempre verifique a sua composição química, para identificar sua compatibilidade com os materiais dos móveis e acessórios

Quais tipos de lâminas de madeira existem?

As folhas de madeira ou também conhecidas como lâminas de madeira, podem ser classificadas em dois tipos, Natural ou Composta.

Nestes dois tipos de revestimentos, a aplicação de seladora é importante. Ela sela os poros da folha impedindo que a sujeira entre e cause manchas no revestimento.​

COMPOSTAS
São folhas de madeira pré-fabricadas onde todas possuem o mesmo desenho independente do lote. A única coisa que pode variar é a cor de acordo com o tempo que a lâmina fica exposta ao sol.

NATURAIS
São folhas de madeira extraídas de troncos de árvores de florestas especiais. Este revestimento possuí uma grande variedade de cores e desenhos.

A maior parte destas lâminas contém os famosos “nós” da madeira e estas recebem o acabamento em seladora ou verniz.

Qual a diferença de defeito de fabricação e vício?

Defeito poderia ser ligado a “falha de segurança”, enquanto que vício a “falha de adequação”.

Na verdade esta junção é o defeito por vício acrescido de um problema extra, causando um dano maior no patrimônio jurídico material e/ou moral e/ou estético e/ou à imagem do consumidor. O defeito é o vício acrescido de um problema extra, alguma coisa extrínseca ao produto ou serviço, que causa um dano maior que simplesmente o mau funcionamento, o não-funcionamento, a quantidade errada, a perda do valor pago – já que o produto ou serviço não cumpriram o fim ao qual se destinavam.

O que é fórmica?

Fórmica é o nome comercial do laminado plástico decorativo composto de várias folhas de papel Kraft impregnado de resina fenólica e melaminica e revestido com papel especial decorado e impregnado da mesma resina.

O conjunto é fortemente prensado e aquecido transformando-se num plástico termofixo de grande resistência, durabilidade e superficie decorativa com grande variedade de acabamentos, alta resistencia aos acidos e à abrasão, além disso o produto não queima, não derrete e pode ser dobrado facilmente até um determinado grau.​

Resiste à humidade e ao apodrecimento. Pode ser fabricado também com resina de formaldeido, daí o seu nome comercial “Formica”.

Em nossa Marcenaria utilizamos este revestimento da ​marcas Fórmica e Perstop, embora ambas tenham alguns acabamento com nomes iguais, suas texturas e tons podem variar de acordo com suas cartelas de cores.

Ainda tem alguma dúvida?